terça-feira, 2 de junho de 2009

Riscos do montanhismo no Japão



Resgate de um montanhista(foto:Esquadrão de resgate da polícia de Nagano)

Para nós montanhistas, nada melhor que estar ao ar livre em algum pico,serra ou rocha, seja fazendo um simples trekking ou escalando uma via.

Antes da entrada do verão que se aproxima nessas terras e da alta temporada que vai de maio até outubro, dependendo da região onde se quer praticar a nossa amada modalidade, resolvi escrever sobre os cuidados e riscos ao se aventurar pelas belas montanhas do Japão.

Todos os anos, milhares, mas milhares mesmo, de pessoas se aventuram por todas as montanhas desse arquipélago.Só para se ter idéia, na região de Kamikouchi, uma das entradas para os alpes do norte, uma das mais belas daqui, são 130.000 pessoas, monte Fuji 150.000 pessoas sem falar nos alpes do sul,central, cadeia Yatsugatake e outras, já que esse país parece só ter montanhas.Isso só no verão, pois nem todos gostam de neve e no inverno, esse fluxo diminui.

Em sendo um país com uma vasta cultura no montanhismo, também é grande o número de acidentes envolvendo os aventureiros de várias idades.

A cada acidente, são acionados os esquadrões de resgate em montanhas, tanto da polícia como os voluntários para que os aventureiros voltem são e salvos para sua casa, mas nem sempre isso é possível. Para que você possa continuar fazendo o que mais gosta, o gasto com resgates sai caro e sabe quanto essa brincadeira custa?

Os locais(japoneses) sabem do riscos e valores para te tirar de um "perrengue", mas muitos compatriotas não e é isso que quero deixar claro aqui.

No caso de ser acionado os esquadrões de resgate da polícia e seus helicópteros(sempre será acionado um helicóptero), sai de graça.Sim você não terá que pagar nada, já que esse valor, nós os contribuintes que vamos ajudar a pagar, mas como a aeronave não é só para nos resguardar, já que tem outros afazeres e não estiver disponível, se tentará uma aeronave da policia de uma província mais próxima, mas se mesmo assim não der, ai entra os helicópteros particulares na busca e os valores são astronômicos para nós seres humanos.Vamos ao valores.

No caso de uso de uma aeronave particular nas buscas, cada minuto sai em torno de 10.000 ienes(aprox.100 dólares.), então deduzimos que 60 minutos sairá 600.000 ienes(aprox.6.000 dólares), isso já contando desde a saída da base aérea até o local.Se dentro desse tempo, já que vai contar as condições metereológicas e outros imprevistos, pode haver mais acréscimo dos valores, pode ser que você tenha que trabalhar muito para pagar todos os custos de um final de semana que seria apenas uma trilha ou rocha.

Há alguns anos atrás, um grupo de montanhistas da universidade de Osaka, fazendo uma invernal, ficou preso nos alpes do norte e levou se três dias até que pudessem resgatá-los devido às màs condições do tempo e para cada um saiu uma bagatela de 6.000.000 de ienes a brincadeira(aprox60.000 dólares) e como não possuiam seguro, tiveram que arcar com os custos.

Eu disse seguro?Sim, existem várias seguradoras aqui que tem seguros específicos para nós, os montanhistas e escaladores que cobrem até 2.000.000 ienes(aprox.20.000 dólares).Pouco?Sim, parece pouco, mas imagina se você não possuir um, além do mais que o custo do seguro sai bem em conta em torno de 40.000~115.000 ienes(aprox.400~1.150 dólares) por ano e também cobre hospitalizações, operações, danos a terceiros e morte.

Então, antes de sair por ai, pensem bem sobre os riscos para depois não ficar se lamentando.

O que éra para ser uma aventura, pode se tornar um pesadelo.

Espero que esse meu texto ajude a entender sobre os riscos de uma aventura.

Aventure-se consiente.Nunca pensem que comigo não acontece.

Foto:Esquadrão de resgate em montanhas da policia de Nagano

Texto:Kaoru Noda

Nenhum comentário: