terça-feira, 26 de maio de 2009

Kyougatake-経ヶ岳 2.296 metros.


Sino do templo do monte Kyou(foto:Kaoru Noda)

Na província de Nagano, encontra-se vários alpes, sendo eles os alpes do norte, central e sul e a cadeia de montanhas Yatsugatake.

Dessa vez, escolhi uma montanha pouco conhecida dos aventureiros e situado no pouco visitado alpes central.

O nome do monte é monte Kyou ou Kyougatake para quem preferir.

Na realidade, estávamos com planos de fazer uma ascensão ao monte Kiso de 2.956 metros, na mesma cadeia, mas com as condições de neve e gelo e a falta de material de alguns amigos, ficamos estudando uma subida para meados do final de junho, quando um grande amigo e parceiro de trekking, me ligou convidando para um pulo até o monte Kyou,(Kyougatake) que estava sem neve.

Liguei para mais alguns amigos e combinamos de fazer a trilha até o topo no dia seguinte,tudo muito rápido.

No dia seguinte, logo às seis da manhã, nos encontrávamos perto da saída da rodovia expressa na cidade de Ina, província de Nagano e conversando um pouco, chegamos a conclusão de que todos estavamos no mesmo pé, quero dizer, sem muitas informações sobre a montanha e sua trilha até o topo, já que mesmo em revistas e internet, éram pouca as referências, a não ser por um mapa da região.

Feito os preparativos, partimos rumo ao local onde situa-se vários templos e é a entrada para a trilha do Kyougatake.

Começamos a caminhar e logo passávamos pelos belos templos que estavam no início da trilha e estranhamos a falta de pessoas, mas não demos bola e seguimos em frente.

A trilha é composta por uma vegetação alta e rasteira, da qual invade a trilha o tempo todo, para não dizer que em certos pontos até encobre, dificultando a visualização, fazendo se necessário algumas consultas no mapa e na bússola, sem falar que é uma trilha longa, estreita e muito íngreme até o final, pondo a testar o preparo físico, ainda mais o meu, que já não estou tão jovem como a vinte anos atrás e ainda mais o cigarro, que me cobrou o seu preço, fora agora que estou parado, sem fazer nada.

Para quem está acostumado a outras montanhas e trilhas, vai notar que o monte Kyou é algo diferente,mas não deixando de ser uma trilha interessante, com sua bela flora e sua vida silvestre que enche o local de sons e cores, nos dando a certeza de que a natureza está firme e forte naquele lugar.

No caminho, logo na sétima estação, fizemos uma parada para tirar umas fotos dos monte Kiso(alpes central) e dos montes Kaikoma, Senjyou e Kita(alpes do sul), que mostrava sua forma imponente e bela o qual me fez sonhar com mais uma ascensão por aqueles lados.

Caminhamos por volta de cinco horas até o topo e paramos, agora para fazer uma refeição e descarsarmos, após uma longa e cansativa subida.

No topo, tentamos apreciar a paisagem a sua volta, mas a vegetação alta, tirou toda a visão, fazendo surgir comentários se valeu a pena ter ido até ela.

Como era um bate e volta, nos arrumamos e começamos a descida, já que na mata, escurece muito rápido e a temperatura cai drasticamente,principalmente nessa época do ano.

No meio do caminho, um dos parceiros notou que havia perdido os óculos e voltou para procurar, enquanto esperávamos, mais abaixo.

Após meia hora de espera,lá vem ele com seu achado e tudo resolvido, retornamos a trilha de volta, sempre acompanhado pelas cobras, abundante no local, mais do que pessoas, visto que nesse dia, só estavamos nós.

Por volta de cinco horas da tarde, chegava ao fim mais uma aventura.

Conclusão de tudo é que valeu a pena ter trilhado mais uma, apesar de não ter sido o que esperávamos, já que visual, só mesmo dos templos logo no início e sua flora e fauna.

Para quem quiser ir ao monte Kyou, vá com um preparo físico, água suficiente, já que não há postos de abastecimento e nem "koyas"(lodge) e comida suficiente, mesmo que seja um bate e volta, pois caso haja um imprevisto e tenha que "bivacar", você esteja em condições.


Texto e foto:Kaoru Noda

Um comentário:

Masaru Tatto Studio disse...

Legal! Curti muito trilhas! Vc tem o ponto do comeco da trilha?